BLOG DE VIDEOGAMES
Aliens: Colonial Marines

Há alguns dias, eu mencionava que, diferente de sua contraparte cinematográfica, Alien se negava a morrer no mundo dos videogames, com um novo título anunciado. E agora, dando continuidade à notícia, acaba de eclodir do peito da internet, como um chestburster furioso, o primeiro trailer de Aliens: Colonial Marines.
Colonial Marines é o FPS (jogo de ação em primeira pessoa ou First Person Shooter para os fluentes na língua inglesa) que está sendo desenvolvido há anos pela Gearbox Software e cujo cancelamento vínhamos temendo há algum tempo. Mas agora teremos que temer os corredores escuros e os gritos guturais no espaço, já que seu lançamento foi confirmado pela Gearbox, Sega e 20th Century Fox, para o ano que vem.

E esse lançamento promete dar o que falar, já que as três empresas garantem que Aliens: Colonial Marines será a verdadeira sequência do filme ‘Aliens’, de James Cameron, uma superprodução cheia de ação, seguida pelo tenso, mas definitivamente mais barato ‘Alien 3’, de David Fincher.
É sabido que a verdadeira sequência deveria ter uma invasão dos Xenomorfos à Terra, mas que o orçamento para a expansiva terceira parte foi cortado radicalmente antes do início (recomendo que você procure na internet o roteiro genial de William Gibson, que nunca chegou a ser produzido).

O trailer do jogo não mostra a Terra, e a sinopse oficial indica que o filme começa na U.S.S. Sulaco, a nave de Ripley e sua equipe. As batalhas desesperadas para sobreviver com os outros jogadores acontecerão na Sulaco, no planeta LV-426 e, mais especificamente, na colônia Hadley’s Hope. Muito melhor do que no planeta-prisão de Fincher, mas, ainda assim, não é a sequência que esperávamos.
As armas incluirão os indispensáveis rifles de pulso, o lança-chamas e o detector de movimento do filme com seu som apavorante. A estrutura do jogo seguirá um modelo cooperativo parecido com o de ‘Left 4 Dead’, da Valve, com missões cooperativas para quatro jogadores, separadas em pequenas cenas nas quais será possível entrar ou se desconectar quando quiser. Ainda esperamos notícias sobre os modos adversos, mas, o mais provável, é que sigam esse mesmo modelo.
A isso se soma um toque de persistência parecido com o de ‘Call of Duty’, em que cada personagem poderá adquirir novos equipamentos durante as campanhas e, certamente, comprar algum com dinheiro de verdade.
O jogo será lançado para PC, Xbox 360 e PS3 na metade do ano que vem. Depois de tantos anos de espera, é hora de voltar a dizer "Game over, man".
